CERCA DE 150 LOJAS FORAM FECHADAS NO CENTRO DE POÇOS, SEGUNDO ACIA

Jornal Mantiqueira - Poços de Caldas, Fim de semana, 16/17 de Maio de 2020

Poços de Caldas, MG - O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (Acia) Carlos Henrique Diniz Cobra realizou coletiva com a imprensa na manhã da última sexta-feira e comentou sobre a pós-flexibilização do comércio. Um dos assuntos foi o fechamento de lojas na área central. Muitos comerciantes entregaram os pontos ou desistiram do empreendimento por falta de alternativas.
"Fizemos um levantamento nas ruas do centro de Poços, que contabilizou pelo menos 150 lojas fechadas, com placas de aluga-se. Não é um resultado absoluto e não significa fechamento definitivo pois muitos comerciantes mudaram de endereço, outros foram para os bairros, alguns ainda estão utilizando espaços na própria casa para manter o comércio. Porém, deste total, calculamos que 30% realmente encerrou de fato as atividades", conta o presidente.

Otimismo
Cobra lembra que a pandemia potencializou ainda mais os problemas econômicos que já vinham acontecendo, porém, é preciso lembrar também do lado positivo. Segundo ele, é um momento de união de esforços para a retomada da economia no município.
"Apesar de tudo, estamos comemorando a flexibilização da abertura do comércio. A criação do Comitê Econômico foi um "gol" que a prefeitura marcou, temos recebido elogios de empresários. Realizamos reuniões todas as terças-feiras com Associações, Sindicatos, empresários para tratar das demandas do comércio de Poços. Aconselhamos que acada setor ou categoria comercial forme um grupo de trabalho para tratar dos assuntos, que envie o resultado disso para nós, faremos um relatório para o Comitê e o prefeito. Óbvio que não fica perfeito para todos, mas a verdade é que está melhor que ontem. Não pode desesperar, não existe um culpado", pontua ele.

Vendas
De acordo com a Acia, as vendas da pós-reabertura, incluindo o Dia das Mães, foram de razoáveis para boas, dependendo do setor, trazendo otimismo aos comerciantes.
"Obviamente, as vendas não se comparam com o mesmo período do ano passado, mas em relação ao que estava antes, tiveram aumento entre 30 a 40%. Alguns segmentos reagem mais rápido, outros demoram um pouco mais, mas já temos bom retorno de associados, que dizem já estar conseguindo oxigernar a empresa", conta Cobra.

Horário aos sábados
A Acia também está informando que, conforme autorização da prefeitura, a abertura das lojas aos sábados será entre 9h e 15h a partir de 16 de Maio. A Associação havia solicitado os mesmo horários alternados de segunda a sexta-feira tmbém nos sábados, mas o Comitê de Saúde entendeu que o fechamento mais cedo, aos sábados, evitaria aglomerações nas ruas e no Terminal de Linhas Urbanas. Os horários alternados durante a semana serão mantidos normalmente.