SAN MICHEL SUPERMERCADOS

Entrevista com Carolina Miguel Sodré Parreira, diretora da rede de supermercado San Michel - Poços de Caldas, empresa destaque nas últimas semanas na indicação sobre as medidas de prevenção de enfrentamento ao novo coronavírus.



GSC EVENTOS | Como  a empresa recebeu as medidas de prevenção do Covid-19?
CAROLINA (SAN MICHEL) | Recebemos todas as medidas de Prevenção sobre COVID pelos órgãos, Vigilância Sanitária e Ministério do Trabalho em Decretos e Normas informativas.

GSC EVENTOS | Foi estabelecida uma equipe de tomada de decisões de emergência?
CAROLINA (SAN MICHEL) | Sim, tivemos nossa Diretoria e Supervisão em reuniões trabalhando para que todas as medidas se concretizassem o mais rápido possível.

GSC EVENTOS | Como a empresa está trabalhando o bem estar físico e mental dos funcionários quanto a adequação do novo modo de trabalho?
CAROLINA (SAN MICHEL) | Realizamos várias medidas preventivas dentre elas; Na entrada da loja disponibilizamos um colaborador para higienizar as mãos dos clientes e um para higienizar os carrinhos pois cliente higienizado mais proteção para todos. Para respeitar o limite de entrada na loja disponibilizamos um celular  para cada colaborador nas entradas com um dispositivo que facilita o controle de entrada e saída. Elaboramos uma cartilha explicativa onde informamos todos colaboradores sobre Corona vírus  nela contém informações sobre o que é, quais a medidas de prevenção, como é transmitido, como se proteger, qual diferença entre gripe ,resfriado e corona vírus, como higienizar as mãos devidamente (com fotos),como lavar as máscaras, como agir caso tenha sintomas, distanciamento social entre outras, para realizar a  entrega dessas cartilhas reunimos os colaboradores de 3 em 3  para uma breve palestra com a Técnica em Segurança no trabalho e a Nutricionista, orientamos os colaboradores sobre o momento que estamos passando ,explicamos o conteúdo da cartilha, sanamos duvidas e  pedimos para eles terem paciência, pois a medidas tomadas nesse momento eram  medidas preventivas para o bem-estar de todos. Entregamos  junto com  a cartilha um termo de responsabilidade para todos os colaboradores para eles se conscientizarem de suas obrigações em cumprir as medidas adotadas de segurança para o seu bem-estar. Orientamos a eles que qualquer dúvida sobre COVID temos a médica da empresa Dra Valeria Lima Salles que se propôs a sanar dúvidas. Colocamos cartazes em toda a loja orientando os colaboradores com as informações que chegavam a empresa sobre COVID-19.
Nos refeitórios com distanciamento social, colocamos avisos informando a quantidade de colaboradores que podiam permanecer no local, fizemos rodízios de almoço para não prejudicar as refeições, disponibilizamos mais mesas em alguns espaços  tudo isso para não atrapalhar os horários de refeição.
Na nossa cozinha, os talheres foram separados individualmente e embalados, os guardanapos embalados um a um, as refeições são servidas só pelas auxiliares de cozinha, para os colaboradores  não terem contato com os pegadores evitando possível contaminação.
Em todas as lojas desativamos os bebedouros e instalamos filtros nas torneiras.
Nos caixas  colocamos proteção de acrílico, disponibilizamos álcool gel  individual para todos colaboradores higienizar suas mãos e os caixas, também explicamos que esta medida seria para o bem-estar dos clientes e delas , as operadoras de check out foram orientadas a realizar a lavagem completa das mãos com mais frequência, onde informamos em todos os banheiros com cartaz a maneira correta, pois elas têm maior contato com dinheiro e cartões.
Colocamos uma placa de AGUARDE HIGIENIZAÇÃO nos caixas para facilitar na hora da higienização, facilitando o trabalho delas com mais praticidade a cada cliente elas viram a placa os clientes aguardam na demarcação.
Colocamos demarcações no chão de toda a loja caixas, nos hortifruti, padaria e também nos caixas eletrônicos.
Retiramos as sinetas de todas padarias, para evitar contaminação.
Todos os setores da loja estão com álcool gel disponível para todos colaboradores, todos os banheiros estão com papel toalha e/ou dispositivos  individuais para secagem das mãos.
Entregamos máscaras para todos colaboradores como EPI pois agora seu uso é obrigatório.
Todas as informações que nos chega repassamos com maior clareza possível.

GSC EVENTOS | Alguns funcionários estão trabalhando em home office?
CAROLINA (SAN MICHEL) | Sim, No momento mais crítico tínhamos mais colaboradores em Home office mas agora adaptamos os setores com distanciamento social, temos menos colaboradores em Home, e nossos compradores que estão nas lojas estão atendendo via telefone e via e mail.

GSC EVENTOS | Notaram mudanças no comportamento do consumidor?
CAROLINA (SAN MICHEL) | Sim, em geral se percebe que o consumidor que vinha todos ou quase todos os dias passaram a vir menos vezes por semana ou até uma vez por semana. Produtos de compra diária, por exemplo tiveram sua venda afetada. Principalmente nos primeiros dias houve um aumento de compras de produtos básicos e aumento do fluxo normal nas lojas.

GSC EVENTOS | Fale um pouco sobre o sistema de delivery
CAROLINA (SAN MICHEL) | Nosso serviço de entregas da loja física, passou a embalar os produtos para que no ato da entrega houvesse o menor contato possível com os produtos. No primeiro mês da pandemia notamos um aumento de quase 25% nos serviços de entrega.
Reativamos nosso serviço de vendas online onde o cliente tem acesso ao nosso mix quase completo de produtos de maneira online. É possível realizar as compras via celular ou computador e agendar a entrega da compra. Percebemos via atendimento e pesquisa que muitos clientes que nunca haviam realizado compras pela internet passaram a usar o serviço.