Entrevista com Valeska Figueiredo, Diretora da UNITRAN - Universidade do Trânsito, empresa destaque nas últimas semanas na indicação sobre as medidas de prevenção de enfrentamento ao novo coronavírus em Poços de Caldas/MG.
Assista:
GSC EVENTOS | Conte-nos um pouco da história da UNITRAN.
VALESKA (UNITRAN) | A Universidade do Trânsito nasceu em Agosto de 2016, com o objetivo de ser um novo conceito em autoescola. A simples idéia, de entregar um documento exigido pelo Detran ao final de alguns meses, é para a equipe Unitran apenas um detalhe durante o processo de habilitação.
A idéia de criar a UNITRAN surgiu após uma pesquisa nas empresas do ramo em nível nacional, sendo assim, surgiu a necessidade de profissionalizar melhor o setor e não apenas comercializar, nossa marca não está focada em habilitação, mas em criar um ambiente de experimentação ao cliente durante o seu processo de habilitação.
Toda a essência da Universidade do Trânsito está centralizada no atendimento ao cliente. Este atendimento não é única e exclusivamente um serviço de qualidade, pois entendemos que isso não é um diferencial, mas a obrigação de uma empresa que está inserida no mercado. Tão importante quanto oferecer qualidade, é mantê-la até o final do processo e principalmente, tornar este momento inesquecível para todas as pessoas que depositaram confiança na marca Unitran. A máxima é preservar uma relação de atenção, dedicação e cuidado com o cliente, mesmo depois que sua habilitação estiver em suas mãos.
Recentemente em fevereiro de 2020 inauguramos nossa segunda unidade com o objetivo de dedicar cada uma delas a uma parte do processo de habilitação. A unidade 1 esta dedicada ao curso prático de direção e a unidade 2 ao curso teórico. Acreditamos que esta separação auxilia no melhor atendimento, melhor conforto e acolhimento dos candidatos à habilitação.
Nossa estrutura conta com brinquedoteca, sala de convivência, apoio psicológico e estacionamento em ambas unidades.
Nossa equipe conta com 18 profissionais envolvidos em todo o processo.
GSC EVENTOS | Quanto tempo vocês ficaram fechados? Todas atividades foram canceladas ou conseguiram atuar alguma parte remotamente?
VALESKA (UNITRAN) | Nossa unidade 2 (curso teórico) fechou dia 18/03 e ficou por 62 dias fechada e nossa unidade 1 (curso prático) fechou dia 20/03 e ficou por 44 dias fechada. Mesmo após reabertura autorizada pelo comitê do COVID-19 em Poços de Caldas, nossas aulas só retornaram no mês de junho após liberação do DETRAN-MG e validação do comitê de poços de caldas, permanecendo assim mais de um mês aberta e sem aulas, totalizando assim 98 dias sem aulas teóricas e 78 dias sem aulas práticas.
Todas atividades foram canceladas, visto que a autoescola depende do sistema do DETRAN-MG. Com isto, reforçamos nossos canais de comunicação online com os clientes (whatsapp, instagram, facebook, youtbe) e criamos nosso site www.unitranpocos.com.br.
No Instragram criamos Lives com todos conteúdo do processo de habilitação, com objetivo de manter os candidatos atualizados, evitando assim, a falta de contato com as aulas. Criamos um grupo no Whatsapp e Telegram para manter todos informados de todas determinações do Detran como por exemplo a prorrogação do prazo de habilitação de 12 para 18 meses dentro outros.
GSC EVENTOS | Quais os impactos, nos funcionários e na estrutura, vocês tiveram para a sobrevivência da empresa?
VALESKA (UNITRAN) | Nossa equipe sempre foi muito unida, tentamos ao máximo nos manter em contato, tivemos reunião através de ferramentas online, criamos um grupo para fazer atividades físicas juntos, mantive todos atualizados de todas medidas provisórias lançadas pelo governo e mantive todos seguros que eu estava procurando fazer o melhor a todos. Eu tenho uma relação muito transparente com todos e não tomo nenhuma decisão sem comunicá-los tornando assim nossa relação transparente e saudável. Ja tive depoimentos deles de que consideram a Unitran uma família e que nunca tiveram relação assim com nenum ex-patrão. Este tipo de depoimento mostra que estou no caminho certo e me fortalece no meio desta pandemia. Nossa equipe diariamente antes da pandemia comprimentava um ao outro com um abraço. Este é um gesto que eu apresento a todos que trabalham comigo desde o primeiro dia e com certeza esta sendo o maior impacto entre todos. Estamos todos trabalhando em horários alternados para evitar o contato e aglomeração e acredito que todos estão sentindo muita falta do calor humano. Esta sendo um grande desafio manter a boa energia em todos, mas tenho fé que com sabedoria não deixaremos a peteca cair até que a pandemia acabe de vez. Em nossa estrutura o maior impacto esta sendo para atender o candidato à habilitação dentro dos horários que melhor os atendem. Tanto o atendimento, como curso teórico e prático esta com horários restritos e limitando o número de pessoas por ambiente. Os exames teóricos e práticos também, estão restritos de acordo com as determinações do DETRAN-MG.
GSC EVENTOS | Há alguma normativa específica para o segmento auto escola em relação ao COVID-19?
VALESKA (UNITRAN) | Como vocês receberam as medidas de prevenção e como orientou os funcionários e alunos? UNITRAN l Seguimos a liberação à partir da portaria 1032 que liberou as atividades gradativamente desde que autorizadas pelo comitê dos municípios. Esta portaria liberou as atividades em 19/05, enviamos ao comitê e tivemos a liberação do curso prático em 08/06 e do curso teórico em 22/06 com medidas restritivas, inclusive de horários de trabalho. Restrições que mencionei acima estar causando bastante impacto no atendimento dos candidatos. A orientação para a equipe primeiramente foi feita através do nosso grupo de whatsapp, fiz um resumo trazendo para a nossa realidade, facilitando assim o entendimento de todos e acompanhei cada um individualmente no seu retorno ao trabalho. Os instrutores (as) por exemplo, estão iniciando suas aulas em horários distintos, sendo assim, facilitou eu estar presente com eles. Os alunos são orientados pela própria equipe no momento do atendimento ou início de aula. Neste mês de julho lançamos uma campanha com o tema "Sinal verde para seguir em frente!" e nela mostraremos através de vídeos todas nossas medidas de segurança. Membros da equipe gravaram os procedimentos no seu horário de trabalho.
GSC EVENTOS | Como foi a retomada das atividades e como os instrutores estão se protegendo e protegendo o aluno?
VALESKA (UNITRAN) | A retomada do atendimento foi feita em 04/05, posteriomente as aulas práticas em 08/06 e as aulas teóricas em 22/06. Todos com horários restritos que se mantém até o momento. Antes de todo atendimento ou início de todas as aulas, é medida a temperatura do aluno, é feita higienização das mãos, mesas de atendimento e dos carros. Além da higienização dos carros, todos estão com plásticos protegendo os bancos, cambio, freio de mão e volante. Antes de todo atendimento ou início de todas as aulas, é medida a temperatura do aluno, é feita higienização das mãos, mesas de atendimento e dos carros. Além da higienização dos carros, todos estão com plásticos protegendo os bancos, cambio, freio de mão e volante.
GSC EVENTOS | Qual a perspectiva do grupo em relação ao futuro do setor após esse período?
VALESKA (UNITRAN) | Eu acredito que toda esta crise é um momento de criar oportunidades e de movimentar o setor. Estou confiante na aprovação das aulas teóricas remotas, facilitando assim para os candidatos concluírem seu conteúdo de casa, estando na autoescola para revisão e ajustes finais antes da prova avaliativa. As autoescolas foram vistas com um novo olhar, inciualmente fomos incluídos na medidas do comércio em geral e depois incluídos nas restrições das escolas e no meio disto eu consegui representar nosso setor para o comitê e apresentar a nossa real forma de trabalho tanto para o comitê de saúde, como para o comitê sócio econômico de poços de caldas.