Os movimentos do momento e nossa jornada 2021

Se pensarmos em 2021, 22, 23... e assim seguirmos, certamente iremos gerar muitas emoções, emoções essas que podem nos impulsionar ou paralisar diante de desafios pessoais ou profissionais.Aqui iremos iniciar uma série de conversas para nos percebermos como líderes que somos e o quanto precisamos estar conscientes para que nossos pensamentos nos impulsionem a agir de uma forma consciente. Vamos buscar criar encontros que nos levem a obter resultados que sejam consequências concretas e pragmáticas de escolhas em nosso papel de líderes dentro de nossas organizações.

Assim, como líderes, olhando pragmaticamente para o cenário que estamos vivendo, pelo que tudo indica, vamos precisar continuar a pisar elegantemente, de um jeito fraterno e assertivo, em busca de resultados que nunca havíamos pensado atingir.

O retrato que ficará para o futuro será diferente de todos os que já registramos até o presente momento e, mais ainda, será construído em cada ação, em cada decisão ou melhor, em cada movimento que faremos.

Não há um novo normal a ser seguido; não há um retorno que aguardamos em nossos silêncios de cada amanhecer; há somente uma possibilidade: continuar caminhando, sabendo que teremos muitas novas alternativas e possibilidades, como sempre tivemos.Porém, agora tudo ficou mais evidente, mais transparente e muito mais próximo do humano.

A tecnologia da informação assumiu sua posição no jogo da vida de todos os líderes, mas a comunicação sucumbiu ao processo em si, muitas vezes atropelando significados e codificando em bites e símbolos nossas emoções. Enfim, o pensar se distanciou da emoção que gerou comportamentos “padrões” determinados por um “algoritmo social” e, assim, o nosso mental se distanciou do emocional e, podemos dizer, “corrompeu” nosso físico que precisou se adaptar rapidamente, ou melhor, “agilmente”, a esse “novo algoritmo social”, se assim podemos chamar os novos padrões que foram adotados pela grande maioria das pessoas. Tudo isso está custando um preço elevado para os líderes neste atual momento de transformação das nossas organizações.

Em alguns momentos nos esquecemos que somos assim. Sim, somos humanos! Suprimir nossas emoções ou querer demonstrá-las num “rascunho ou resumo” traz um grande impacto para todos nós, para todas as empresas e para a sociedade como um todo. Há um custo muito alto que na grande maioria das vezes não dá para ser mensurado.

Será necessário, sim, uma nova forma de pisar, como dissemos acima, uma forma mais elegante, mais assertiva e amorosa, mais consciente dos impactos de cada novo passo de cada líder.É hora de exercitar uma forma mais generosa com tudo aquilo que nos torna humanos.

Não, não há um novo trajeto, um novo caminho a ser seguido e que nos chama a abandonar tudo o que já foi construído até o presente momento. O que foi construído tem o seu valor e precisa ser honrado, reconhecido. Há que se ter muita gratidão por tudo o que foi construído até o presente momento da nossa história. Apenas o que muda, de fato, é a forma de caminhar, a maneira como cada um de nós, como líderes que somos, está atuando em seu papel.

Precisamos ampliar nossa consciência ao pisar na Terra. E, se a escolha for seguir outros caminhos, que seja uma escolha consciente e construída com esperança e lucidez.

É, esse é o retrato que queremos compor ao final desse ano de 2021 em parceria com todos que participarem desta jornada, neste novo movimento de construir uma nova maneira de liderar.

Na abertura de nosso site —www.circulosdavida.com.br—nos apresentamos como sendo um movimento que atua tanto no ambiente corporativo quanto no campo pessoal, pois para nós o Ser Humano é o agente transformador quando está consciente de sua participação na constituição de sua realidade.

Queremos aqui,nesta proposta de ação conjunta, convidar cada líder para ser um profundo agente de transformação consciente. Podemos sim gerar a transformação das pessoas e,consequentemente, das organizações de que participamos.Para isto basta estarmos conscientes dos círculos a que pertencemos e das conexões inspiradoras que articulamos.

Teremos aproximadamente 10 encontros até o final do ano e pretendemos trocar percepções, conhecimentos, saberes e dúvidas. Esperamos que possamos em muitos momentos nos encontrar com tantas outras dúvidas e incertezas, para juntos nos aprofundarmos em perguntas que nos levem a novas formas de olhar, sabendo que não acharemos as respostas, mas sim um vasto campo de trocas que nos guiará abelos movimentos de aprendizagem e autoconhecimento.

O convite será sempre olhar para quem somos como líderes e quem somos enquanto essência na construção dos valores e crenças que utilizamos para liderar nossas equipes, nossas empresas. O mais significativo para nós será compor com lucidez nossos momentos de aprendizagem em cada encontro.

Sim, em nossos encontros pretendemos provocar a mente, reconhecer cada uma de nossas emoções e cuidar do nosso “templo”—o nosso corpo físico — que permite que tudo isso se manifeste, para então movimentar cada círculo a que pertencemos como líderes e, acima de tudo, como pessoas nos demais círculos de nossas vidas.

Está feito o convite: caminhar nessa jornada de 2021 fazendo de cada encontro um tempo de reflexão sobre cada círculo que nos compõe e como enfim provocar alguns pequenos ajustes, ou até mesmo transformações, que tragam integridade para nossas vidas, em todos os nossos círculos.

Até o nosso próximo encontro!